terça-feira, 4 de outubro de 2011

O PT/POA e as Eleições 2012

PT deve escolher candidato e discutir com aliados, defende Tarso



Porto Alegre/RS -  RS Urgente: O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, defendeu hoje que o PT deve escolher um candidato à prefeitura de Porto Alegre e, a partir daí, iniciar um processo de negociação com os partidos aliados para tentar definir um nome comum às eleições municipais de 2012. A afirmação foi feita durante entrevista de uma hora concedida hoje à tarde no Palácio Piratini ao programa Conexão Band, capitaneado pelo jornalista Gustavo Mota. Fui convidado pelo Gustavo Mota a participar da conversa, juntamente com Osiris Marins (Bandeirantes), José A. Vieira da Cunha (Coletiva.net) e Samir de Oliveira (Jornal do Comércio).
Tarso não descartou a possibilidade de o PT vir apoiar um nome de outro partido. As duas possibilidades hoje seriam a deputada federal Manuela D’Ávila, do PCdoB, e o atual prefeito José Fortunati (PDT), com mais chaves para a primeira. Embora sem descartar totalmente a hipótese Fortunati, o governador lembrou que o governo de Porto Alegre reúne a oposição mais feroz ao governo do Estado. Como é muito pouco provável que Fortunati retire o PMDB e o PSDB de seu governo, a hipótese de contar com o apoio do PT é cada vez mais remota, apesar de ser vista com simpatia pelas direções nacionais de PT e PDT.
O governador citou os nomes de Raul Pont, Henrique Fontana, Adeli Sell e Adão Villaverde como possíveis candidatos do PT à prefeitura de Porto Alegre. Indagado sobre o nome de Maria do Rosário, Tarso revelou que a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República disse a ele hoje que a tendência dela é permanecer no ministério de Dilma Rousseff.
Tarso também criticou a tese da nacionalização da eleição municipal do ano que vem, defendida pela direção nacional do PT. A tendência à qual o governador pertence no PT, a Mensagem ao Partido, defendeu a posição de consolidar uma aliança com os partidos do campo popular e, a partir dessa aliança, abrir a possibilidade de conversar com outros partidos. Mas a posição vencedora foi a do grupo Construindo um Novo Brasil em favor da nacionalização da eleição municipal, o que significa, na prática, subordinar os interesses locais aos da base de sustentação do governo federal.
Nesta segunda-feira, militantes e dirigentes partidários de várias correntes do PT lotaram o auditório da sede municipal para participar do ato público em defesa da candidatura própria. Os petistas que estampavam no peito o adesivo com os dizeres “Sou PT quero votar 13” defenderam a escolha de um nome para encabeçar a chapa do partido nas eleições de 2012. Assim como na fala de Tarso, Adeli Sell, Raul Pont, Henrique Fontana e Adão Villaverde foram os nomes lembrados como possíveis candidatos.

Foto: Governador Tarso Genro concede entrevista ao Programa Conexão Band, com Gustavo Mota (Caroline Bicocchi/Palácio Piratini)
http://rsurgente.opsblog.org/

2 comentários:

  1. sabe quem pode com muita certeza levantar a prefeitura de porto e a cara do pt se chama olivio de oliveira DUTRA SO ASSIM PARA TIRAR OS PODRES

    ResponderExcluir
  2. GENTE SO O OLIVIO DE OLIVEIRA DUTRA NAO QUE OS OUTROS NAO SEJAM FERAS SAO MAS VAMOS PEGAR ESTA PREFA DE UMA VEZ VAMOS SALVAR A CIDADE O ESTADO JA ESTA SALVO

    ResponderExcluir